Quem sou
Sou uma pequena vila do município de Guarapari, Entre Meaípe (3,4 km) e Praia Doce (800 metros). Formada por apenas 16 ruas, a maioria estreitas, com pequenas calçadas, fato que a compara ao charme do bairro alto de Lisboa, de São Francisco em SC, a Lumiar, no RJ ou ainda São Telmo em Buenos Aires, todas regiões turísticas como PORTO GRANDE.
Com uma população estimada em torno de 250 moradores (segundo o último censo do IBGE de 2010) sua população vive da pesca (mar e lagoa), da construção civil, de pequenos comércios, com alguns profissionais liberais.
Vários jovens atuais já fizeram universidade e outros (as) estão cursando, mostrando a fibra e luta de famílias simples, com uma maioria de pessoas que tem casa própria e laços familiares muito próximos. Muitos descendem de D.Emilia, de D. Isabelina (Bebe), de D.Maria (esposa de Manoel Pedro) e D.Maria (esposa do Sr.Crisolino), de D.Santa (esposa do Sr.Nelson), de D.Castore, D.Ila e D. Ondina -(matriarcas que infelizmente já faleceram) e D.Santa que está firme e forte para contar histórias. Vivem dignamente mesmo aqueles com poucos recursos, além de oferecer parte dos seus terrenos para que seus filhos comecem vida nova após o casamento.
Há pelo menos 30 anos são raríssimos os casos de assalto na nossa comunidade. As crianças brincam na rua à noite, enquanto os pais/vizinhos/parentes conversam na calçada. Várias mulheres pescam na lagoa Maembá com seus barcos, pessoas passeiam de caiaque indo até a Praia Doce, o que faz da Lagoa e da Praia os principais locais de lazer da comunidade, tornando Porto Grande uma vila com características muito especiais.
​
​